quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Pirenópolis - GO

No último final de semana, fui para Goiás, mais especificamente Pirenópolis. Pirenópolis é uma cidade histórica, uma das primeiras do estado de Goiás, também é a cidade natal da dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano.

Pirenópolis, significa "a Cidade dos Pireneus", vem da serra que circunda a cidade que é a Serra dos Pireneus. Segundo os contadores da cidade, a serra recebeu este nome por causa da saudades dos imigrantes espanhóis, e da semelhança com a cadeira de montanhas entre a Espanha e a França, os Pirineus da Europa.

Tombada como patrimônio histórico nacional, guarda na história seus casarões seculares e ruas de pedra, que tem muito na região.




Nos arredores, uma natureza exuberante, com cachoeiras, reservas ecológicas, parques e mirantes. Vale a pena conhecê-la.

Depois de acordar às 4h30 da madruga, contra a minha vontade, lá fui eu ainda com olhos “cheios de areia” pagar o “buzão” que leva à Pirenópolis… viajem cansativa, pois, como estava em Inhumas, são 2 onibus nada confortaveis até lá. A cidade é pequena, mas não se apegue a primeira impressão. Andando pelas ruas de pedras e casarões, me senti em outro século. Praticamente com vestidos e espartilhos, e uma rendada sombrinha para completar o cenário.



Após um café “pão na chapa suco de laranja”… fomos atrás de “onde deixar as mochilas e dormir”. O sol ainda estava tímido, nuvens de chuva no céu, o passeio não prometia.

Ótimo, onde ir? Quando ir? como ir? Nos informamos das cachoeiras, várias, algumas free, outras pay to see.

Nos indicaram um passeio pelo Parque do Pirineus. Vista 360 graus da região, mais 2 ou 3 cachoeiras, vista do Morro do Cabeludo e mais o Cerrado Rupestre.

Por indicação, arrumamos um guia nota 10, o Adriano. Com sua super van, lá fomos nós. Toda a história da cidade no caminho, subindo morro… estrada de chão, Graças a Deus!



Primeira parada: um mirante com uma linda vista da cidade. Na volta, paramos lá para tirar fotos do pôrdosol, que também pode ser visto do topo do morro, a gosto do freguês.



Segunda parada: Cachoeira do Coqueiro( antes conhecida como cachoeira poço do inferno) e Cachoeira do Inferno. Ambas no ribeirão Santa Maria, não tem estrutura, pura natureza e uma breve trilha… vale a pena cada passo. Parada obrigatória para um mergulho gelado. Eu, claro que não mergulhei!



Terceira parada: Cerrado Rupreste, um cenário exuberante do serrado sobre as pedras.



Quarta parada: Cachoeira do Sonrisal, são 6 cachoeiras em sequência que formam um poço a cada queda. 2 km de caminhada leve e um bom mergulho em águas superrrr geladas. Dizem que a cachoeira ganhou este nome, por causa dos bebuns que íam se curar com um banho gelado em seus poços.



Adivinha! Nesta também eu não entrei…rssss


Quinta Parada: Pico do Pirineus, situado entre as cidades de Pirenópolis e Cocalzinho de Goiás, e tem 1385 metros de altitude. No topo existe uma capela dedicada à Santissima Trindade. De rochas quartizíticas, de origem sedimentar, tem mais de 1 bilhão de anos.



A subida não é fácil para principiantes, mas não é difícil para quem já faz este esporte. Não sei como o Adriano, nosso guia, subiu por um caminho alternativo, e chegou antes que nós. Até assustei, pois em um momento estava no fim da fila, depois, esperava lá em cima. A vista é magnífica, dá pra tirar fotos que parece que vc está em um precipício mesmo não estando… merece sim a visita, e a lingua de fora na subida. A visão é 360 graus. Se der, aproveite para curtir o pôrdosol de lá. No meu caso, a chuva não deixou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário